Copa Três Fronteiras de Ciclismo

REGULAMENTO DA COPA TRÊS FRONTEIRAS DE CICLISMO
FOZ DO IGUAÇU - PARANÁ

APRESENTAÇÃO

Art. 1º - Este Regulamento Técnico de Ciclismo baseia-se nas especificações da UCI (União Ciclística Internacional) e da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), estando a estes subordinados.
§ Único - Todos os envolvidos nas provas organizadas e/ou supervisionadas pela Copa Três Fronteiras de Cicllismo estão obrigados a conhecer este Regulamento e as Normas da modalidade, não podendo alegar sob qualquer hipótese, ignorância aos preceitos aqui descritos.


CAMPEONATO

Art. 2º- O Campeonato Copa Três Fronteiras de Ciclismo será realizado em 05 etapas dentro do Estado do Paraná no município de Foz do Iguaçu.

Art. 3º- Serão provas de Circuito, Estrada e Contra-Relógio.

Art. 4º- As categorias em disputa serão:
  • Infantil (1 e 2 )
  • Juvenil 15 a 16 anos, nasc. em 1995 a 1996;
  • Máster D especial;
  • Máster B 40 a 49 anos, nasc. em 1962 a 1971;
  • Máster C 50 a 59 anos, nasc. em 1952 a 1961;
  • MTB Livre acima de 18 anos
  • Elite Critério técnico,
  • Feminina Elite,
  • Estreantes, idade livre, o atleta só poderá participar da categoria Estreante durante 1 ano.
Art. 5º- O valor de inscrição de cada etapa será no valor no R$ 20,00 por atleta, deste valor, serão revertidos 50% do valor arrecado na categoria a qual o atleta pertence, para premiação dos três primeiros colados no final do campeonato. (Exceto categoria infantil 1 e 2)

Art. 6º- Todos os atletas poderão participar do Campeonato Copa Três Fronteiras de Ciclismo, sendo eles federados em qualquer federação ou mesmo os atletas não federados.

Art. 7º - Caso não ocorra o número mínimo de 5 atletas na categoria, o mesmo poderá participar na categoria superior à dele. E os pontos adquiridos poderão ser utilizados na categoria a qual realmente pertence nas próximas etapas.


PREMIAÇÃO

Art. 8º- Serão premiados os 05 (cinco) primeiros de cada categoria em cada etapa.
Art. 9º- Pontuarão para a COPA TRÊS FRONTEIRAS DE CICLISMO; no termino de cada etapa:
  • 1º Colocado – 15 pontos;
  • 2º Colocado – 12 pontos;
  • 3º Colocado – 10 pontos;
  • 4º Colocado – 8 pontos;
  • 5º Colocado – 7 pontos;
  • 6º Colocado – 6 pontos;
  • 7º colocado em diante - 1 ponto. Marcarão pontos somente os atletas que completarem a prova, pelo menos 01 (uma) volta no circuito e os que terminarem as provas de estrada. Os demais atletas serão considerados como abandono.
§ 1º Caso ocorra a eliminação do atleta pela comissão organizadora, o mesmo só receberá 1 (um) ponto. O ponto será valido caso esteja dentro das condições estipulada no parágrafo 2º do artigo 8.
§ 2° Caso o pelotão principal de uma volta no pelotão anterior, o mesmo só pode ser eliminado caso a quantidade do pelotão a qual está recebendo a volta, seja menor do que o principal.

Art. 10º-Todo atleta deverá assinar a súmula da prova, para formalizar a sua participação antes da largada.
§ 1º- A assinatura e o preenchimento correto dos dados a serem anotados na súmula são de responsabilidade do ciclista.
§ 2º- A súmula poderá, dependendo do evento e da organização, ser substituída pela ficha de inscrição da prova.
§ 3º- No caso de participação de atleta menor de idade, a ficha de inscrição da prova deverá ser assinada pelo seu responsável legal.


PENALIZAÇÃO

Art. 11º- É obrigatório a utilização da numeração de identificação fornecida pela organização do evento, sem violação de seu formato original, sendo que a afixação e boa visualização por parte da arbitragem são de responsabilidade do atleta.

Art. 12º- A numeração será fornecida no início do campeonato, ou na primeira etapa que o atleta participar, e o mesmo número deverá ser usado em todas as etapas.
§ 1º- A perda da plaqueta com o numero será de responsabilidade do atleta, o atleta deverá solicitar para a organização outro número mediante pagamento de uma taxa de R$ 20,00. A substituição da plaqueta de número danificada não terá custos para o atleta, desde que o mesmo apresente a mesma, para a devida troca.
§ 2º A placa de numeração não poderá ser alterada em nenhuma hipótese. Poderá colocar um adesivo com patrocinador na parte superior da placa, desde que não atrapalhe nenhuma das logomarcas da placa e muito menos tampar a numeração.

Art. 13º- Os atletas que não respeitarem este artigo serão impedidos de largar.


SEGURANÇA

Art. 14º- É obrigatório o uso de Capacete protetor. A direção da prova poderá impedir a participação dos atletas que não estiverem utilizando o capacete.

Art. 15º- As bicicletas deverão estar em perfeitas condições de uso, como: freios dianteiro e traseiro, garfo, quadro, guidão e suporte de guidão em ordem, livres de rachaduras ou empenamento.


COMPORTAMENTO DURANTE A PROVA

Art. 16º- Todo atleta deverá agir dentro dos princípios de esportividade, mantendo a disciplina, cumprindo os horários estabelecidos e respeitando os companheiros, dando o melhor exemplo de esportividade.

Art. 17º- É extremamente proibida à circulação de atletas, no percurso ou pista, durante a realização de uma prova de outra categoria, principalmente pela área de controle da prova (linha de chegada).
§ 1º - É proibido atrapalhar o trabalho de controle dos comissários e fiscais, bem como agir desrespeitosamente com os mesmos ou não acatar as suas orientações. Lembre-se, o fiscal está trabalhando para auxiliar os competidores, principalmente no item de segurança.
§ 2º- Ao abandonar a competição (quebra, desistência ou eliminação), o ciclista deverá procurar sair do percurso o mais rápido possível, informando o fato ao controle da prova ou ao comissário mais próximo.
§ 3º - É de obrigação do atleta ou de sua equipe a contagem de voltas ou tempo em provas de Circuito

Art. 18º- Após receber a bandeirada de chegada, o atleta não poderá continuar circulando pelo trajeto.
§ 1º- É proibido impedir a ultrapassagem de forma desleal e antidesportiva. É proibido "ziguezaguear" à frente de outros ciclistas durante a disputa.
§ 2º- É antidesportivo negar o pedido de ultrapassagem por um ciclista mais veloz, ficando o infrator sujeito a punições.
§ 3º - É proibida a ultrapassagem nas áreas de arbitragem demarcadas pela organização da prova.
§ 4º Caso seja comprovado a atividade antidesportivo pelo atleta, como agressão física e moral durante a competição, o mesmo será penalizado com a desclassificação da etapa, ou dependendo do agravante será eliminado da temporada a qual está disputando.

Art. 19º- É de responsabilidade dos ciclistas notificarem a organização sobre todo e qualquer acidente ocorrido durante o evento.

Art. 20º – As reclamações somente serão aceitas por escrito, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 50,00 (cinqüenta reais), Devolvido caso proceda à reclamação.
§ 1º Caso ocorra o agravante contido no artigo 18 parágrafo 4º, o mesmo terá que comparecer diante a comissão organizadora junto a três testemunhas, que não tenha vínculo com sua equipe ou parentesco com o atleta.

Art. 21º - Os atletas que não respeitarem os artigos 16, 17 e18 (atitudes antidesportivas) serão penalizados com a perda de uma posição em sua categoria ou até a desclassificação.


APOIO

Art. 22º- É PROIBIDA a troca de bicicletas durante a prova.

Art. 23º- Em nenhuma hipótese o atleta em competição poderá receber auxílio mecânico de terceiros. (somente de sua equipe devidamente identificada, ou que comprove a participação desta pessoa em sua equipe). A troca de rodas por rodas reservas será permitida. Toda equipe de apoio deverá estar devidamente identificada e se limitará a três apoiadores por equipe.

Art. 24º- Troca de rodas ou equipamentos entre ciclistas na mesma competição serão liberados Troca de bicicletas não será permitido sob nenhuma hipótese.

Art. 25º- Em hipótese alguma poderá haver reboque ou auxílio ao ciclista durante o trajeto, caso isso seja registrado pelo Comissário, será o ciclista imediatamente desclassificado e retirado da prova.

Art. 26º Os atletas que não respeitarem os artigos 21, 22, 23 e 24 serão penalizados com a desclassificação da prova.


APOIO MECÂNICO

Art. 27° - Na ocorrência de problemas mecânicos, o atleta terá em seu benefício duas voltas para realização da manutenção, voltando junto ao pelotão a qual estava sem prejuízo de volta.

Art. 28º - o artigo 27, só será valido até desenvolvimento de 20% da realização da prova.

Art. 29º - A manutenção só será permitido nos pontos indicados pela organização (Ponto de Manutenção).


DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 30º- No decorrer da prova e até o seu término, inclusive durante a cerimônia de premiação, o ciclista deverá manter-se devidamente uniformizado, camisa (não podendo estar com a camisa aberta mais de 10 cm) calção (de ciclismo) e calçado (sapatilha de ciclismo ou tênis), pois assim estará de maneira correta respeitando aos seus patrocinadores, aos seus adversários e ao público. Só serão dispensados de usar o uniforme durante a premiação quando o diretor de prova assim autorizar por algum motivo. Todos os atletas que se incluírem na premiação, deverão estar presentes na cerimônia da premiação.

Art. 31º - Os atletas que não estiverem presentes à cerimônia ou não estiverem devidamente uniformizados no pódio, perderão o troféu ou medalha, e não poderão subir no pódio, mas não perderão suas pontuações da etapa.

Art. 32º- Caberá ao diretor de prova nomear seus auxiliares, identificando-os como comissários, aos quais serão delegados poderes de controle, classificação e fiscalização. Todos os comissários ou fiscais deverão usar vestimenta própria, que os identifique nas provas.

Art. 33º- O diretor de prova é a autoridade máxima nas competições, cabendo aos ciclistas, representantes e participantes em geral, acatar as determinações desta autoridade.

Art. 34º- Os casos não relacionados ou omissos serão deliberados pela comissão organizadora da prova.


Um comentário:

  1. EU COM 47 E MEU FILHO COM 7 ANOS, ESTAMOS SEMPRE PEDALANDO POR AÍ, APESAR DAS DIFICULDADES ADVINDAS DA FALTA DE EDUCAÇÃO DA MAIORIA DOS MOTORISTAS IGUAÇUENSES E FALTA DE PUNIÇÃO EXEMPLAR. QUEREMOS MUITO PARTICIPAR DE EVENTOS CICLÍSTICOS EM NOSSA CIDADE. EM BREVE O FAREMOS. CORDIAIS ABRAÇOS AO IDEALIZADOR DESTE BLOG E A TODOS OS CICLISTAS QUE POR LAZER OU A TRABALHO FAZEM USO DA "MAGRELA".

    ResponderExcluir